VOCAÇÃO COMO PROJETO E DESTINO: UMA APROXIMAÇÃO AO PENSAMENTO DE EMMANUEL MOUNIER

Autores

  • Alcir Almeida de Souza

Palavras-chave:

Vocação, Pessoa, Personalismo, Individualismo

Resumo

Este artigo propõe uma análise do conceito de vocação humana segundo a Filosofia do Personalismo de Emmanuel Mounier e indica a sua contribuição na elaboração do sentido de vocação como um chamado a ser pessoa sempre voltada para além de si. Esta afirmação da pessoa é apresentada ainda como uma superação do individualismo, tão demarcado nos dias atuais, que se revela uma tendência de absolutização do Eu e de desenvolvimento da pessoa através de autorrealização absoluta, de um fazer-se a si mesmo.

Biografia do Autor

Alcir Almeida de Souza

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Teologia pelo Centro Evangélico de Missões, graduado em Letras (Literatura) pela Universidade Federal de Viçosa, graduado em Teologia pelo Seminário Teológico do Oeste do Rio de Janeiro e missionário da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, servindo com sua família em Portugal desde 2013. É docente no Seminário Teológico Baptista de Queluz (Lisboa, Portugal).

Referências

AMORIM. L. C. V. Pessoa e Comunidade: O Individualismo Religioso Contemporâneo Face ao Personalismo de Emmanuel Mounier e ao Aspecto Comunitário da Teologia de Karl Barth. Dissertação (mestrado). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Teologia, 2010.

BELLAH, R. Is There a Common American Culture?, disponível em: www.rober- tbellah.com/articles_6. htm> Acesso em: 20 de Jun/2022.

FERNÁNDEZ, A. El sujeto ético en el pensamiento de Emmanuel Mounier. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 1991.

MOIX, C. O Pensamento de Emmanuel Mounier. São Paulo: Paz e Terra, 1968.

MOUNIER, E. Introdução aos Existencialismos. São Paulo: Duas Cidades, 1963.

__________. Manifesto ao Serviço do Personalismo. Lisboa: Moraes, 1967.

__________. O Compromisso da Fé. São Paulo: Duas Cidades, 1971.

__________. O Personalismo. São Paulo: Martins Fontes, 1976.

PRIETO, X. M. Vocación y crecimiento de la persona. Revista Acontecimiento. No 54. Disponível em: < http://www.mounier.es/revista/pdfs/054033036.pdf> Acesso em: 20 de Jun/2022.

RAMPAZZO L.; DIAS M. J. (org.). Pessoa, comunidade e instituições na obra de E. Mounier e de Ricoeur. Campinas: Alínea, 2012.

ROCHA, A.V.G. O individualismo e a contemporaneidade: a crítica de Emmanuel Mounier à perspectiva individualista. Porto Alegre: Intuitio, 3(2), 16-31, 2010.

_____________. As noções de pessoa e vida pessoal em Emmanuel Mounier: fundamentos de sua proposta de sociabilidade e de sua crítica ao processo de despersonalização. 2011. Dissertação (Mestrado). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, 2011.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SEVERINO, A. J. Pessoa e Existência. Petrópolis: Vozes, 1983.

VALLEJO, J. M. B. Sobre la Idea de acción en el personalismo mounieriano: ser antes que hacer. Costa Rica. Revista de Ciencias Sociales. Vol. I, no 95, 2002.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos