IMPLICAÇÕES PROPOSITIVAS DA VOCAÇÃO MISSIONÁRIA NO “MANIFESTO DE NAZARÉ” EM LUCAS 4.18,19

Autores

  • Ezequias Amâncio Marins

Palavras-chave:

Lucas, Nazaré, Jesus, Vocação, Missão

Resumo

Todo crente tem um chamado: seguir a missão de Deus cumprida plenamente por Jesus de Nazaré. Neste ensaio o autor procurou desenvolver um olhar mais atento no conhecido “Manifesto de Nazaré” que Lucas registra em seu Evangelho (4.18,19) como modelo da essência e alcance da vocação cristã como igreja missionária. A perspectiva apresentada é a de que o crente tem um alvo intencional em sua missão, a saber quatro grupos: “pobres, cativos, cegos e oprimidos” e a estes precisa-se anunciar o “ano aceitável do Senhor”, a saber o “Ano do Jubileu” extraído de Levítico 25. Jesus no início de seu ministério, na peculiaridade do olhar de Lucas com base na Galileia, concentra sua visão de chamado missional em sua proclamação de que o tempo do Jubileu já era chegado, e as marcas desse tempo seriam a “liberdade e o amor”. Quando se pensa em vocação, enxerga-se também esses elementos de anúncio desse tempo de equilíbrio entre pendências com o passado e perdão no presente, uma vez que no Jubileu as dívidas eram perdoadas, as terras devolvidas aos seus antigos donos e os escravizados eram libertados. O autor entende vocação como algo que vem de Deus e alcança corações, isso quando realidades das Escrituras como Isaias 61.1-3 se tornam realidade em Jesus, em Lucas 4.18,19.

Biografia do Autor

Ezequias Amâncio Marins

Mestre em Divindade pelo Seminário Teológico da Fé Reformada, SP, pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade Serra Geral, MG, pós-graduado em Teologia Bíblica pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper, SP, licenciado em História pela Universidade Estácio de Sá, RJ, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, RJ e pastor Batista.

Referências

COSTA, Antônio Carlos. Teologia da Trincheira: reflexões e provocações sobre o indivíduo, a sociedade e o cristianismo. São Paulo: Mundo Cristão, 2017,188 p.

De Almeida, João Ferreira. trad., Nova Almeida Atualizada. Edição Revista e Atualizada®, 3a edição (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017)

FOSTER, Richard. Celebração da Simplicidade. Campinas: United Press, 1999, 221 p.

GOUVEIA DE OLIVEIRA, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma. Edição do Kindle.

HALE, Broadus David. Introdução ao Novo Testamento. JUERP: Rio de Janeiro, 1993, 332 p.

LEWIS, C.S. Cristianismo Puro e Simples. São Paulo: Martins Fontes, 2017, 300 p.

MORRIS, Leon L. Lucas: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Novo e Vida Nova, 1990, 330 p.

Strong, James. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

WRIGHT, N.T. Simplesmente Jesus. São Paulo: Thomas Nelson, 2020, 299 p.

CROUCH, Andy. Três fatores cruciais para uma real recuperação da pandemia. Disponível em: <https://www.christianitytoday.com/ct/2021/june-web-only/tres-fatores-cruciais-parareal-recuperacao-da-pandemia-pt.html> Acesso em: 12 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos