PASTORES, UNIVERSITÁRIOS E VOCAÇÃO

Autores

  • Maurício Jaccoud da Costa

Palavras-chave:

Juventude, Universitário, Pastores, Vocação

Resumo

O objetivo deste artigo é aproximar os pastores/líderes aos universitários. Busca-se mostrar que os pastores são importantes para os jovens universitários exercerem sua vocação. Para tanto é demonstrado que os pastores precisam conhecer a juventude atual, entender as características da atual geração e os possíveis conflitos geracionais, e estar disposto a ouvir os estudantes. Espera-se que no seguimento a Jesus os universitários exerçam suas vocações, vivendo em comunhão com a Igreja, sendo auxiliado pelos seus pastores.

Biografia do Autor

Maurício Jaccoud da Costa

Doutor em Teologia pela PUC-Rio. Pastor batista e missionário da Cru Campus, atuando há 19 anos na missão universitária.

Referências

ABRAMO Helena W.; BRANCO, Pedro Paulo (org.). Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania e Fund. Perseu Abramo, 2005.

BEOZZO, José Oscar. Cristãos na universidade e na política. Petrópolis: Editora Vozes, 1984.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Evangelização da Juventude: Desafios e perspectivas pastorais. Documento da CNBB 85. São Paulo: Paulinas, 2007.

COSTA, M. Jaccoud. O rosto do jovem universitário evangélico. A vivência da fé e sua relação com a Igreja no serviço ao mundo. Tese de doutorado. Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/47106/47106.PDF. Acesso em 27 maio de 2021.

KASPER, W. A Igreja católica. Essência, realidade, missão. São Leopoldo: Unisinos, 2012.

LANCASTER, Lynne C.; STILLMAN, David. O Y da questão: como a Geração Y está transformando o mercado de trabalho. São Paulo: Saraiva, 2011.

LIBANIO, J. B. Jovens em tempos de pós-modernidade: considerações socioculturais e pastorais. São Paulo: Loyola, 2004.

_______. Para onde vai a juventude? São Paulo: Paulus, 2011.

MIRANDA, Mario de França in Atualidade teológica: Revista do Departamento de Teologia PUCRio.

– Ano XIX, n. 49 (jan./abr. 2015), - Rio de Janeiro: PUC-Rio, Dep. Dep. Teologia/Letra Capital, 2015.

MOLTMANN, Jurgen. O Deus crucificado. A cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã. Santo André (SP): Academia Cristã, 2011.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

ROCCA, Susana Maria. Resiliência, espiritualidade e juventude. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2013.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos