A MISSÃO DA IGREJA NA SOCIEDADE PÓS-CRISTÃ

Autores

  • Aline Silva Szamszoryk Fierro Davi

Palavras-chave:

Missão, Cultura, Igreja Missional, Contextualização, Secularismo, Pós-Modernidade

Resumo

Este artigo propõe uma investigação sobre as características que definem uma Igreja Missional no século 21. Por meio de pesquisa bibliográfica examina qual o tipo de relacionamento que essa Igreja deve estabelecer com a cultura a fim de ser reconhecida por ela como organismo essencial e de amor. Para isso, busca aprimorar e aprofundar a compreensão dos termos: Cultura, Contextualização e Igreja Missional. Investiga a história do secularismo, movimento este que exerce grande influência na presente geração e fomentou a constituição de uma sociedade pós cristã, que remove Deus do centro e coloca o homem em seu lugar. É neste cenário que a Igreja dos nossos dias luta para existir, para resistir, por isso, o presente artigo apresenta possibilidades de atuação junto a essa cultura, incentiva a construção de pontes, de maneira tal que a Igreja seja notada e respeitada pela sua relevância, pela forma como serve a todos para o bem comum, refletindo o caráter de Cristo na esfera pública.

Biografia do Autor

Aline Silva Szamszoryk Fierro Davi

Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, produtora cultural, diretora da Missão Steiger Brasil, atua como missionária há 11 anos na Steiger International alcançando e discipulando jovens que nunca entrariam numa Igreja. Palestrante na área de missiologia, nos seguintes temas: Cultura Jovem Global e Pós-Cristianismo.

Referências

ABU EDITORA S/C E VISÃO MUNDIAL. O Evangelho e a Cultura: Série Lausanne. São Paulo, 1983.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora.1ª ed. São Paulo: Mundo cristão, 2016.

BOLETIM Epidemiológico. Disponível em <https://www.gov.br/saude/ptbr/

media/pdf/2021/setembro/20/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf>. Acesso em 29 nov. 2021.

CARSON, D.A. Cristo e Cultura: Uma releitura. São Paulo: Vida Nova, 2012.

GOHEEN, Michael W. A Igreja missional na Bíblia: Luz para as Nações. São Paulo: Vida Nova, 2014.

GOHEEN, Michael W. e BARTHOLOMEW, Craig G. Introdução à cosmovisão cristã: Vivendo na intersecção bíblica e a contemporânea. São Paulo: Vida Nova, 2016.

HIEBERT, Paul G. Transformando Cosmovisões: Uma análise antropológica de como as pessoas mudam. São Paulo: Vida Nova, 2016.

KELLER, Timothy. Deus na Era Secular: Como céticos podem encontrar sentido no cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 2018.

KELLER, Timothy. Igreja Centrada: Desenvolvendo em sua cidade um ministério equilibrado e centrado no evangelho. São Paulo: Vida Nova, 2014.

PEARCEY, Nancey. Verdade Absoluta: Libertando o cristianismo de seu cativeiro cultural. Rio de Janeiro: Casa Publicadoras das Assembleias de Deus, 2006. E-book

SUICÍDIO. Disponível em <https://www.paho.org/pt/topicos/suicidio>. Acesso em 02 dez. 2021.

SCHMAELTER, Matheus Maia. Dualismo. Disponível em <https://www.infoescola.com/filosofia/dualismo/>. Acesso em 16 nov. 2021.

VOLF, Miroslav. Uma fé pública: Como o cristão pode contribuir para o bem comum. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.

WRIGHT, Christopher J.H. A missão do povo de Deus: Uma teologia bíblica da missão da igreja. São Paulo: Vida Nova: Instituto Betel Brasileiro, 2012.

WRIGHT, Christopher J.H. A Missão de Deus: Desvendando a grande narrativa da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos