EDUCAÇÃO E VOCAÇÃO: UMA MISSÃO A SER PARTILHADA

Autores

  • Renata Trivelato Felício Cenedesi
  • Denise Afonso Sabino Santos

Palavras-chave:

Educação, Vocação, Formação, Educador, Igreja

Resumo

Neste artigo pretendemos flexionar sobre a educação e vocação estabelecendo um diálogo desta relação com o que identificamos ser também uma prática missionária evidenciada no preparo, capacitação, chamado e apropriação do conhecimento, para o desenvolvimento de indivíduos plenos e propagação do evangelho. Esta reflexão incidirá na perspectiva de, assim como Cristo, nós, Sua Igreja, efetivarmos propostas e alternativas para uma dinâmica pedagógica de formação de vocacionados no campo da sociedade atual e suas demandas, como também para os campos.

Biografia do Autor

Renata Trivelato Felício Cenedesi

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Especialista em Neurociência da Educação pela Faculdade Metropolitana. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e MBA Executivo em Desenvolvimento de Pessoas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pedagoga e Psicopedagoga pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Denise Afonso Sabino Santos

Mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Especialista em Gestão de Centro Educativos pela Université Gaston Berger - Saint Louis no Senegal e certificada em Competências Digitais para Educadores pela Universidade de Jyväskylä – Finlândia. Licenciada em Ciências da Educação pela Université Catholique de Bourgogne, Dijon, França.

Referências

ALMEIDA, F. J. O Educador: Magnanimidades e Ambiguidades. 2001. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/spp/a/LJSPdKxGMKnsDxSYMRWwQmg/?format=pdf&lang=pt

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. v. 5.

BRANDÃO, P. S. da S. A Pedagogia Social, uma antropologia da proximidade, hospitalidade e serviço. Cadernos de Pedagogia Social. Universidade Católica Portuguesa, 2007. Recuperado de http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/CadernosPedagogiaSocial/CPSocial01.pdf#page=107

CENEDESI. R. T. F. Proposta educativa de aprendizagem-serviço como atividade acadêmica de extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto - SP, Brasil. Brasil, 2020. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10400.2/10798

CÉSAR, K. M. L. Vocação: Perspectivas Bíblicas e Teológicas. Viçosa: Ultimato, 2ª ed. 2002.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre a Gestão, Liderança e Ética. 21th ed. São Paulo: Vozes; 2007.

DE ALMEIDA, João Ferreira, trad., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

GOHEEN, M. W. & BARTHOLOMEW,C.G. Introdução à cosmovisão cristã -Vivendo na intersecção entre a visão bíblica e a contemporânea. São Paulo: Vida Nova, 2016. Recuperado de: https://doi.org/10.1177/073989130800500114

HULL, J. E. Aiming for Christian education, settling for Christians educating: the Christian’s school’s replication of the public school paradigm, Christian Scholar’s Review 32, n.2, p. 203-223, 2003.

JAMATI, V. I. Educação e Sociedade. Recuperado de: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224164140I8jYT5vr0Zz29IH8.pdf

MARSDEN, G. M. The outrageous idea of a Christian scolarchip. New York : Oxford University Press, 1998

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

MILLER, D. Vocação - Escreva sua Assinatura no Universo. Curitiba: Instituto de Publicações Transforma e DNA Brasil, 2012.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PETERSON, L. e BORIS, V. The Science Behind The Art Of Storytelling, Harvard Business Publishing Corporate Learning,2017. Recuperado de: https://www.harvardbusiness.org/thescience-behind-the-art-of-storytelling/

POSTMAN, N. The end of Education, Redefining the Value of School. New York: Vintage Books, a Division of Random House, inc.1996

RATCLIFF, D. Book Review: The Bible and the task of teaching. Christian Education Journal, 5(1), 190–195, 2008.

SENADO FEDERAL. Constituição da República Federativa do Brasil: Artigo 205. 1988. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

-- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Título VI. Artigo 61, Inciso IV. 1996. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>

SUNG. J. M. Vocação como diálogo e a liberdade cristã. In: Nascimento, Analzira at Al . Todos Somos Vocacionados . Viçosa: Ultimato,2019. E-book.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos