A VOCAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO PARA O CUIDADO COM A CRIAÇÃO

Autores

  • Adriana Brito da Silva
  • Daniel da Cruz Moulié Corrêa

Palavras-chave:

Teologia, Ecologia, Vocação, Igreja

Resumo

O processo de degradação do meio ambiente tem aumentado a cada ano. A sociedade tem se mobilizado para discutir ações contra a degradação ambiental. Compreender a vocação da igreja de Cristo de acordo com a teologia da criação é vital. A metodologia foi a pesquisa qualitativa a partir de referências bibliográficas de referência na temática ecológica. Deseja-se inspirar a igreja a cultivar e cuidar melhor da terra, e, ao assim fazê-los, viver-se-á de forma prática os ensinamentos de Jesus Cristo.

Biografia do Autor

Adriana Brito da Silva

Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000), possui Especialização em Economia Ambiental (UFPR) e também em Mudanças Globais e Desenvolvimento Sustentável (INPE), e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1994). Trabalha no Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Departamento de Clima (DCL) da Secretaria de Clima e Relações Internacionais (SCRI), com o tema de Adaptação à Mudança do Clima. Fez parte da equipe que coordenou a elaboração do Plano Nacional de Adaptação (PNA) à Mudança do Clima, coordenando o processo de elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Capacidades em Adaptação à Mudança do Clima, além de compor a equipe que elaborou a estratégia de adaptação da Zona Costeira Brasileira à Mudança do Clima. Atuou também como professora universitária por 12 anos, tendo sido Professora Substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora Adjunta e coordenadora do curso de Bacharelado em Biologia no Centro Universitário do Pará (CESUPA); e Professor Titular no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. No período de docência universitária, adquiriu experiência não somente na área do ensino e orientação, mas também em gestão acadêmica. Área de atuação no ensino superior: Ecologia de Ecossistemas, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Zona Costeira (manguezal); Legislação Ambiental e Mudança do Clima. Possui experiência transcultural, tendo trabalhado por 2 anos em projeto voluntário no oeste africano (língua francesa), no Senegal e no Níger, além também de projetos de curta duração na África do Sul.

Daniel da Cruz Moulié Corrêa

Especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro (2013), Bacharel em Química Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), e Bacharel (livre) em Teologia no Seminário Teológico Batista Carioca (2015). Serve na Junta de Missões Mundiais desde 2016, coordenando a área de Segurança e Inteligência Missionária e responsável pelo Núcleo de Pesquisa.

Referências

BOFF, Leonardo. A opção-Terra: a solução para a Terra não cai do céu. Rio de Janeiro: Record, 2009. p.222.

BOFF, Leonardo. Cuidar da Terra, proteger a vida: como evitar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Record, 2010. p.330.

BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade. Rio de Janeiro: Record. 2008. p.235.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética, e na espiritualidade. 2ª Edição – Petrópolis: Vozes, 2013. p.287.

BONTEMPO, Gínia César. Assim na terra como no céu: experiências socioambientais na igreja local / Gínia César Bontempo, org. Viçosa: Ultimato, 2011. p.152.

BOSCH, David. J. Missão transformadora – mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2002. p.690.

BRUNDTLAND, Gro Harlem; COMUM, Nosso Futuro. Relatório Brundtland. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

DA TERRA, Carta. A carta da Terra. Eco-92. Rio de Janeiro: Comissão Carta da Terra, 2000.

ESTENDER, Antonio Carlos; PITTA, Tercia de Tasso Moreira. O conceito do desenvolvimento sustentável. Revista Terceiro Setor & Gestão de Anais-UNG-Ser, v. 2, n. 1, p. 22-28, 2008.

GOHEEN, Michael W. Introdução à cosmovisão cristã – vivendo na interseção entre a visão bíblica e a contemporânea. São Paulo: Vida Nova, 2016. p.272.

HARRIS, Peter. A Rocha: uma comunidade evangélica luta pela preservação do meio ambiente. São Paulo: ABU Editora, 2001. p. 205.

JAPIASSÚ, Carlos Eduardo; GUERRA, Isabella Franco. 30 anos do relatório Brundtland: nosso futuro comum e o desenvolvimento sustentável como diretriz constitucional brasileira. Revista de Direito da Cidade, v. 9, n. 4, p. 1884-1901, 2017.

JONES, James. Jesus e a Terra – a ética ambiental nos evangelhos. Viçosa: Ultimato, 2008. p.128.

MILLER, Darrow L. Vocação – escreva sua assinatura no universo. 1ª edição, Curitiba: Publicações Transforma, 2012.

MOLTMANN, Jürgen. O caminho de Jesus Cristo: cristologia em dimensões messiânicas. Santo André: Ed. Academia Cristã, 2009. p.512.

SCHWANTES, Milton. Gênesis 12-25. Deus vê – Deus ouve. São Leopoldo: Oikos, 2009. p.280.

VIZEU, Fabio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cadernos Ebape. br, v. 10, p. 569-583, 2012.

WRIGHT, Christopher J.H. Povo Terra e Deus – a relevância da ética do Antigo Testamento. 1ª Edição, São Paulo: ABU Editora, 1991. p.231.

ZWETSCH, Roberto Ervino. Ecologia e espiritualidade: uma reflexão missiológica. Estudos Teológicos. V.48 n.1, p. 64-82, 2008.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos